terça-feira, 28 de junho de 2016

EDP Mini Maratona de Guimarães

Mais uma aventura épica para as ovelhas corredoras da família!! :D A Mãe ovelha caminhante mais uma vez embarcou connosco nesta aventura ;) A Mãe ovelha caminhante chegou às 10:00 tal como combinado e nós, de malas em punho para encher a bagageira do carro e seguir caminho ;) eu e a minha companheira ovelha gémea traçamos o plano! Próxima paragem: Aveiro!! Bora almoçar à terra dos ovos moles ;) Chegamos lá junto da hora do almoço e decidimos ir à Costa Nova mostrar a praia e as casinhas bonitas à Mãe ovelha caminhante :)
A fomeca começou a apertar e fomos a um restaurante que eu e a minha lebre tínhamos ido no final do ano passado e que achamos que os nossos companheiros iam adorar :) a pizzaria Pizzarte ;) Comemos cada um uma coisa deliciosa! E foi preciso esforço para resistir às sobremesas ;) Ao darmos uma voltinha por Aveiro, era impensável resistir aos ovos moles!!!! Então levamos a Mãe ovelha caminhante a conhecer o nosso esconderijo dos melhores ovos moles do planeta e arredores!!!! :D Maria da Apresentação da Cruz & Herdeiros!! Paragem obrigatória!!!
Barriguinha aconchegadinha, rumamos ao nosso destino final: a linda cidade de Guimarães!!! A Mãe ovelha caminhante sempre quiz ir a Guimarães e tinha finalmente chegado esse dia :D pusemos no GPS o Museu Alberto Sampaio. Quando chegamos, Guimarães estava "à pinha" e demos algumas voltas ate encontrar um lugar :) Deixamos o bólide junto ao Castelo de Guimarães e fomos ruas a fora até encontrar o Museu :) O Castelo era tão bonito que tivemos que parar para tirar uma bela foto ;)
Do outro lado do Castelo estava o responsável por vivermos em Portugal ;) o Grande D. Afonso Henriques ;)
Lá fomos ruas a fora pelo meio da espetacular feira Afonsina :) tanta gente!!! Um mar de visitantes e um mar de pessoas caracterizadas! Espetacular!! :) Depois de uma bela caminhada alcançamos o Museu e os nossos dorsais ;)
Fomos dar mais uma voltinha para apreciar a linda cidade :) onde encontramos a seguinte muralha:
Aproveitámos o resto do dia desfrutando da vista e do bom tempo que se fazia sentir ;) fomos descansar cedinho porque o dia seguinte ia ser exigente :)

O dia da EDP Mini Maratona de Guimarães chegou!!! Com a experiência que tenho das ultimas duas corridas feitas com muito calor, apetrechei-me melhor! Comprei um cinto para por o telemóvel e duas garrafinhas de água, para ir bebendo no intervalo dos abastecimentos! Ouvimos que depois dos 5 kms iam dar águas a cada 2 kms e isso, descansou-nos! O calor era imenso!!! Tiramos as fotos da praxe :) e ainda deu tempo para correr atrás do lince ibérico e tirar uma bela foto com ele!! O bichinho era mesmo fofo!!!

As quatro ovelhas já alinhadas para arrancar, a Mãe ovelha caminhante veio dizer mais um "adeus" e mandar mais um beijinho ao seu rebanho :) e, dada a partida lá fomos!! Arranquei com a minha lebre e a minha companheira gémea com a ovelha alentejana! Lá fomos nós!! As ruas eram bonitas e estreitas! Não sei o nome das coisas, mas fomos em direcção à rua onde se encontra a muralha onde nasceu Portugal e descemos em direcção à linda igreja de S. Gualter! Subimos novamente e havia um primeiro abastecimento! O calor começava a tomar conta de mim! Depois fomos percorrendo os vários kms debaixo de muito calor e sempre a tentar apanhar uns centímetros de sombrinha :) a boa disposição acompanhava as pessoas :) Entre o terceiro e o quarto km avistamos as outras duas ovelhas corredoras da familia que gritamos por eles e acenamos!! Atras deles vinha um rapaz vestido de bispo que vinha a parodiar com as pessoas :) Parte do percurso foi feita no meio da feira Afonsina! Havia muita gente caracterizada e davam água às pessoas da corrida! O percurso incluía algumas subidas bem difíceis e ao sol! Tivemos que abrandar o nosso passo para conseguirmos chegar ao castelo :) o calor era tanto e a subida tão grande que tivemos mesmo que caminhar, onde, quando me apercebi, tal como nós, ia toda a gente à nossa frente a andar! Tínhamos acabado de passar um abastecimento e aproveitamos para beber água e nos molharmos para nos refrescarmos! Já a chegar ao lindo Castelo de Guimarães passou uma moça por nós que nos pediu um pouco de água para molhar as mãos e o rosto e nós, demos-lhe a água :) ao chegar ao Castelo tínhamos novamente fôlego para uma corrida e dali era sempre a descer!! Pouco depois encontramos uma outra moça! Que meteu conversa connosco e passou a ser nossa companheira também :) perguntei o seu nome! Chamava-se Angela :) corajosa mãe de três filhos, tinha-se aventurado para a sua primeira corrida de 10k!! Ela ia a dizer que era difícil e nos com graça dissemos: se é mãe de três filhos, uma corrida de 10 kms é uma brincadeira :) Fomos correndo e conversando com ela! Entretanto juntou-se a nós um Sr. com mais de 70 anos! Mas com uma condição física espetacular!! O Sr morava em Águeda mas é do concelho de Almeida :) Os quatro fomos entretidos até ao sitio onde nasceu Portugal, onde estava mais um abastecimento! Trouxe uma água e um quarto de laranja! Devorei o sumo da laranja, bebi uns deliciosos golos de agua fresca e molhei a cara e os braços! Estava a ferver!! Descemos novamente o lindo jardim da igreja de S. Gualter e aí o Sr. deu um sprint e desapareceu e a nossa companheira ia muito cansada e ficou para trás :( segui eu e a minha lebre! Com muito calor, em direcção ao Estádio D. Afonso Henriques! Eu ia a molhar-me com um restinho de água e com a esperança que já não faltasse muito!! E não faltava! Entramos dentro do estádio e estava a dar aos berros a musica da corrida! É uma musica muito gira e animada que ficava no ouvido ;) e contornamos o relvado do estádio em direcção à sua saída! Aí apareceram algumas pessoas da Meia Maratona! Iam a uma velocidade impressionante!! Nós íamos a caminho do 9º km e eles do 20º!! Ainda tínhamos pela frente mais uma subida! Mas, naquele momento era tudo o que nos separava da meta: aquela subida!!! Fomos debaixo das árvores até ao cimo, mas uma parte teve que ser a caminhar!! O calor era tremendoooo!! Lá em baixo vinha a nossa companheira Angela! Gritamos por ela: "FORÇA!! ESTÁ QUASE!!" e ela com as forças que tinha disse-nos adeus!! As nossas também não eram muitas... o calor era imensooooo!! Mas ao chegar ao cimo da rampa, estava uma bela descida para a meta!! Dei a mão à minha lebre e corremos para a meta!! CHEGAMOS!!!!! Vivooosss e meio derretidos!!! :) a temperatura era elevadíssima!!! Com muito esforço e sacrifício conseguimos!! Ao fundo estava a Mãe ovelha caminhante de coração apertado que pôs os braços no ar mal nos viu!! :) caminhamos para ela e sorrimos para as fotos ;) Apanhamos a nossa medalha de cortiça e uma garrafinha de água e, fomos para a zona da meta à espera da minha companheira gémea e da sua ovelha alentejana!!! A minha lebre disse: "olha eles!!!" e eu de telemóvel em punho fotografei a sua passagem pela meta!!! :D Ovelhas reunidas, estava na hora da foto da praxe!!! :) Sentamos um pouco a sombra, bebemos água e alongámos.
Felizes e contentes por termos conseguido, apesar do calor e da sede, fomos para o hotel tomar uma banhoca para almoçar e regressar a casaaaa :) Bela prova! Linda cidade!!!